O ex-senador Gilvam Borges anunciou na noite desta quinta-feira, 7, que é o pré-candidato oficial do PMDB ao senado, descartando, pelo menos por enquanto, o nome da ex-deputada federal Fátima Pelaes, que também pleiteia a indicação do partido. “Não haverá prévias para escolha de candidato ao senado. A pré-candidatura oficial é a nossa. O PMDB é 100% Gilvam. Eu sou o presidente do partido e essa é a nossa decisão”, disse Borges em entrevista ao blog.
Perguntado sobre a pretensão da deputada Fátima Pelaes, Gilvam diz que está avaliando se apresenta o nome dela como uma segunda indicação do partido. “Essa decisão está comigo. Mas eu acho difícil a coligação aceitar porque existem outros nomes como Lucas Barreto e Jorge Amanajás. Além disso, a deputada Fátima perdeu muito com a entrada da deputada Janete Capiberibe na disputa. Mas eu ainda vou avaliar”, afirmou.
Gilvam também descartou enfaticamente a possibilidade de uma intervenção nacional que dê a Fatima a preferência na disputa. “Impossível. Não tem como. Essa decisão cabe ao diretório estadual, que é presidido por mim e há duas semanas eu tive conversa com os líderes nacionais, onde isso ficou muito claro. Eu sou o pré-candidato nato e oficial do partido”, sentenciou.
O ex-senador já lançou a pré-candidatura em Santana e deve fazer o lançamento em Macapá na semana que vem. Ainda segundo Gilvam, o PMDB deve coligar com o PDT do governador Waldez Góes, na eleição majoritária que vai eleger governador e senador na eleição deste ano.