CEA acompanha processo de normalização da linha para restabelecer fornecimento nos municípios afetados

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) acompanhou o processo de normalização da linha de transmissão no trecho Macapá/Laranjal do Jari que ocorreu na tarde de quarta-feira, 13. A capital e os demais 12 municípios atendidos por este trecho foram afetados, com exceção de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Oiapoque.

A ocorrência foi registrada às 15h53, causando o desligamento das usinas hidrelétricas de Ferreira Gomes, Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes, além da Subestação Macapá, de propriedade da Empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE). O evento afetou toda a logística de distribuição.

Às 16h04 foi normalizada a linha de transmissão e às 16h12 foi ligado o primeiro transformador da Subestação Macapá. Posteriormente, as usinas hidrelétricas voltaram a operar.

Às 16h21 a CEA foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a começar a recompor os sistemas para normalizar a distribuição de energia na área afetada. Às 16h38 foi ligado o segundo transformador da Subestação Macapá.

O restabelecimento do serviço nos 13 municípios foi feito de forma gradativa, em razão da logística na operação para a distribuição.

Às 17h56 o fornecimento de energia em Macapá foi normalizado em 100% e às 20h15 a distribuição foi normalizado em 100% nos demais municípios afetados pelo evento.

Asscom/CEA

Compartilhar
Rolar para cima