Em Macapá, começa a aplicação da 1° dose contra Covid-19 das pessoas com comorbidades

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta segunda-feira (12), a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades. A imunização deste grupo começa com a oferta da primeira dose da vacina para pessoas transplantadas de órgãos sólidos, pacientes oncológicos, anemia falciforme, portadoras de doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares.

O novo cronograma prevê vacinação na segunda (12) e terça-feira (13), das 9h às 17h. A imunização deste novo grupo será realizada na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e em quatro pontos no sistema drive-thru, na Praça do Estádio Zerão, Praça Floriano Peixoto, Policlínica e na Rodovia do Curiaú.

Comorbidades
A Semsa segue a lista de comorbidades do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Para a imunização contra Covid-19, serão atendidas pessoas com as seguintes doenças pré-existentes: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.

Confira abaixo o cronograma vacinal para pessoas com comorbidades:
Segunda-feira (12/04) – vacinação para os grupos:

• Transplantados de órgãos sólidos (coração, rim, fígado, pulmão);
• Doentes Hematológicos (incluindo a anemia falciforme);
• Oncológicos em quimioterapia, radioterapia e clínicos.

Terça-feira (13/04) – vacinação para os grupos:

• Pessoas com doenças respiratórias crônicas (DPOC, asmáticos sem controle, bronquiectasias, enfisemáticos);
• Cardiopatias severas (Revascularizados, em uso de marcapasso).

Compartilhar
Rolar para cima