Covid-19: com redução de novos casos e avanço na vacinação, Governo flexibiliza horários de atividades
Com redução nos números da covid-19 e avanço da vacinação contra a doença no Amapá, o Governo do Estado divulga nesta segunda-feira, 5, o Decreto Nº2261, que traz como principal mudança novos horários para o toque de recolher; setores do comércio; e realização de atividades esportivas e de eventos sociais, corporativos, técnicos e científicos. O documento é válido de 6 a 19 de julho.
As medidas foram tratadas em uma reunião entre o governador, Waldez Góes, prefeitos e o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp).
Leia o Parecer Técnico-Científico AQUI
Para conferir o horário de funcionamento das atividades comerciais clique AQUI.
“Vamos ampliar ainda mais a distribuição de vacinas para seguir avançando e logo poder anunciar outras medidas de flexibilização. Contamos com a ajuda da população no respeito aos protocolos sanitários, pois o enfrentamento contra a covid-19 é uma luta coletiva”, disse Góes.
Novos horários
Agora, competições esportivas coletivas em estádios de futebol, ginásios, quadras poliesportivas, praças e/ou outras atividades podem acontecer das 6h às 22h, desde que sem a presença de público e sem o consumo de bebidas alcoólicas.
A circulação de pessoas em praças, calçadas, logradouros e vias públicas não é permitida das 0h até às 5h manhã (toque de recolher), exceto em casos de emergência. Também foi ampliado o horário de funcionamento de shopping center para 10 às 22h, com 50% da taxa de ocupação do estabelecimento. Restaurantes e churrascarias poderão funcionar de 10h às 23h.
Redução nos números da covid-19
Os avanços são possíveis por conta da redução dos riscos de infecção pela covid-19 e da ampliação da vacinação da população amapaense.
Atualmente, a taxa de letalidade do Amapá é de 1.57, bem abaixo da taxa nacional que é de 2.79. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública é de 48% e a de leitos clínicos na rede pública é de 40.24% . O Amapá também registrou uma redução de 45.45% no número de óbitos e de 30.17% de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Até o momento, 23,33% dos amapaenses receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, e 8,36% foram imunizados com a segunda dose ou dose única.