Na manhã desta sexta-feira, 2, equipes de imunização contratadas pelo Governo do Estado participaram de uma atualização sobre as vacinas tríplice viral (que previne contra caxumba, rubéola e sarampo), influenza e meningocócica ACWY. A capacitação foi ministrada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) na Escola de Administração Pública (EAP).
Estas equipes já passaram por aulas teóricas, métodos científicos e agora estão sendo orientadas na fase prática da imunização. Os profissionais que são enfermeiros, técnicos de enfermagem e registradores, estarão em uma ação de vacinação na Ilha de Santana no próximo sábado, 3, que será realizada em parceria com a Prefeitura de Santana.
“Agora estamos realizando uma atualização destes profissionais que já são enfermeiros e técnicos e vamos sanar qualquer tipo de dúvida quanto à imunização das pessoas”, afirmou a técnica da SVS, Silvia Maués.
Ainda, segundo Silvia Maués, o processo de atualização será constante para os profissionais, dependendo da vacina em que houver demanda.
“O município de Santana solicitou a aplicação de meningocócica ACWY, necessidade específica do local, então reunimos as equipes para passar orientações sobre a vacina. Esta formação será constante de acordo com a necessidade”, confirmou Maués.
Ao todo o estado contratou 180 profissionais, sendo 30 enfermeiros, 60 técnicos, 30 digitadores e 60 registradores, que formaram 30 equipes que estarão disponíveis para as ações de imunização do Estado ou para dar apoio no processo de vacinação nos municípios. O foco das equipes é dar celeridade no processo de imunização dos amapaenses, principalmente contra a covid-19.
“Estas equipes são fundamentais no avanço da imunização de toda população amapaense. Nosso foco é imunizar o mais rápido possível todo estado contra a covid-19, entretanto, os profissionais também estarão disponíveis para combater outras doenças como é o caso de surto de sarampo”,afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.