O Governo do Amapá realiza o monitoramento permanente das novas cepas do coronavírus, como a variante delta, que, mesmo sem casos identificados no Amapá, já conta com um plano de contingência para proteger a população.
“Estamos trabalhando para alcançar cada amapaense com a distribuição de vacinas em todos os municípios como forma de combater o contágio do vírus. Também reforçamos o atendimento especializado contra a covid-19”, declarou a secretária-adjunta de Enfrentamento a covid-19, Maracy Andrade.
O Centro Covid HU, que é referência para o tratamento da doença no Amapá, possui uma ala especializada para o caso de isolamento de pacientes com suspeita de novas cepas da doença.
A secretária Maracy destaca, contudo, que todos os investimentos do Governo no enfrentamento à doença precisam estar acompanhados dos cuidados e da prevenção da população.
“Estamos trabalhando incansavelmente pela preservação de vidas, e mesmo com o avanço da vacinação, e da melhora dos índices da pandemia no estado, não podemos abandonar o uso correto da máscara, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social”, advertiu.
Vacinação
O Governo do Amapá segue avançando na distribuição de vacinas contra a Covid-19. Foram 578.593 doses distribuídas para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 424.795 doses.
No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Até o momento, 58,23% deste público já recebeu a primeira dose da vacina; 18,21% completou o ciclo de imunização com a segunda dose ou dose única.