O Governo do Estado, em parceria com Ministério da Saúde e Prefeituras, montou uma estratégia para conter os casos de covid-19 em Oiapoque e Tartarugalzinho, com envio de equipe de profissionais para atuar nos municípios desde domingo, 3. A ação foi determinada pelo governador Waldez Góes.
Devido à área de fronteira, também foi solicitado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o monitoramento do fluxo de pessoas entre Guiana Francesa e Oiapoque.
A previsão é que as equipes passem pelo menos 10 dias nas cidades, onde o trabalho tem sido conduzido pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). força-tarefa é necessária porque os casos da doença nos municípios apresentaram alta na última semana.
Os dados mais acentuados são em Oiapoque: de 110 casos confirmados no estado do dia 26 de setembro a 2 de outubro, 64 foram registrados neste município, o que equivale a 58,18% de todos os casos. A média móvel de novos registros já está em 9,14 e a taxa de positividade é de 89,17% dos casos testados. Em Tartarugalzinho, o registro de alta é mais singelo, mas também causou alerta das autoridades que enviaram equipes.
Dentre as estratégias da força-tarefa estão: a montagem de barreiras sanitárias, busca ativa de casos, investigação epidemiológica, reforço da vacinação e ativação da Sala de Situação – onde as equipes elaboram todas essas estratégias. Especificamente em Oiapoque, haverá testagem em massa da população.
Também haverá campanha educativa para conscientizar a população das duas cidades, comunicando a importância das medidas de proteção individual, como uso de máscaras, distanciamento social, higiene das mãos, utilização de álcool e evitar aglomerações. Para este trabalho, será utilizada a mobilização social, através de reuniões com grupos religiosos, setor comercial e espaço comunitário das cidades, além da utilização das rádios e mídias sociais.
“Nós monitoramos diariamente todos os municípios e, na última semana, notamos o aumento de casos no Oiapoque e em Tartarugalzinho, de imediato o governador Waldez Góes determinou que equipes do Governo fossem deslocadas paras as localidades. Solicitamos também apoio do Ministério da Saúde e estamos tomando todas as medidas necessárias para contenção do vírus”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.
Testagem em massa em Oiapoque
Para a testagem em massa, serão disponibilizados 25 mil testes rápido antígeno pelo Ministério da Saúde (MS) e mil testes enviados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Com alta eficiência, o teste apresenta resultado com cerca de 15 minutos, e será ofertado nas unidades de saúde da área urbana do município, para qualquer pessoa que estiver com sintomas ou não.
“Também vamos direcionar os testes a setores específicos, como para os trabalhadores da saúde, para bairros onde com maior número de casos e pessoas sintomáticas, seus comunicantes e familiares”, afirmou a diretora executiva de vigilância em saúde da SVS, Iracilda Pinto.