O Governo do Amapá realizou 1,4 mil atendimentos de saúde nesta segunda-feira,8, primeiro dia de ação no arquipélago do Bailique. A força-tarefa faz parte da assistência prestada pelo Estado ao distrito pertencente a Macapá, que sofre com os fenômenos naturais de salinização da água do rio Amazonas e de Terras Caídas.
A estrutura montada pelo governo para atender a população funciona no centro comunitário da Vila Progresso. Os atendimentos continuarão sendo ofertados na terça-feira, 9.
Dentre os serviços disponíveis estão consultas médicas com clínico geral e pediatra, agendamento de mamografia e exame papanicolau, atendimento nutricional, fisioterapêutico, odontológico, oftalmológico e psicólogo.
O programa Mais Visão também participou da ação com agendamento de consultas de óculos de grau e marcação de cirurgias, que serão realizadas em Macapá, no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarati – Capuchinhos.
Joelma Rocha, de 45 anos, estava precisando de atendimento oftalmológico, mas não conseguia ter acesso ao serviço no Bailique. Com a iniciativa do governo, ela deixou a ação com data e hora marcada para a cirurgia de pterígio.
“Pra mim é uma grande realização, é um dia de muita felicidade. Eu estava procurando exatamente esse atendimento e ele chegou. Só tenho a agradecer porque realmente estou muito feliz”, disse.
Durante a ação de saúde, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) realizou o cadastro para quem precisa de prótese, órtese, aparelho auditivo, bolsas de colostomia, avaliação fisioterapêutica para liberação de muleta, protetor de calcanhar, protetor de joanete, joelheira, entre outros.
Para a pescadora Maria Santos, de 39 anos, a iniciativa levou qualidade de vida para o pai, que teve acidente vascular cerebral (AVC). A moradora recebeu tala de punho, mãos e dedos, que serve para reposicionar os membros que estão em processo de deformidade por sequelas da doença.
“Sem as equipes de hoje e o serviço oferecido eu não teria como dar esses materiais ao meu pai. A ajuda que estamos recebendo era muito necessária”, completou a pescadora.
De acordo com a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Edineth Vendrusculo, a ação no distrito do Bailique, que conta com o suporte de mais de 100 profissionais, reflete o compromisso do Governo do Estado com o povo amapaense.
“Trouxemos uma grande campanha para o Bailique. Pensamos em algo que pudesse englobar todas as demandas dos moradores e estamos presenciando o sucesso da ação no quantitativo de atendimentos”, finalizou.