Mais Visão: Governo do Amapá agenda 120 cirurgias oftalmológicas para moradores do Bailique
As equipes do Programa Mais Visão, do Governo do Amapá, agendaram 120 cirurgias de catarata e pterígio durante dois dias de atendimento no Centro Comunitário da Vila Progresso, no Arquipélago do Bailique. Os procedimentos serão realizados no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), em Macapá.
Todos os pacientes triados surgiram de demanda espontânea, sem pré-agendamento.
Quem passou pela equipe de oftalmologia, já saiu com data e hora marcadas para os procedimentos necessários. Além das cirurgias de catarata e pterígio, 30 consultas para avaliação do uso de óculos de grau foram agendadas. A triagem aconteceu na segunda-feira, 9, e terça-feira, 10, durante ação de cidadania e saúde para os moradores do Bailique.
Segundo a assistente administrativa do Mais Visão, Andreza Amaral, existe uma demanda significativa de problemas oculares nos moradores das comunidades que compõem o Arquipélago do Bailique. As marcações de consulta e agendamento de cirurgias pelo Mais Visão farão grande diferença nas tarefas diárias das pessoas.
“Os problemas de visão afetam negativamente o cotidiano de quem os possui e os cuidados com os olhos são investimentos que refletem na saúde geral. Através da ação desempenhada pelo Mais Visão, a população terá mais qualidade de vida”, completou a assistente do programa.
Para o servente Edilson Rodrigues, a consulta oftalmológica representa a possibilidade de ter a saúde ocular restabelecida.
“Eu estava precisando marcar a cirurgia para retirar o pterígio (carne crescida) há muitos anos. É algo que compromete as atividades da minha rotina, mas que eu vou poder remediar”, comemorou Edilson, que saiu da campanha com a cirurgia marcada para o dia 6 de dezembro.
Mais Visão
O programa é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual. Em 1 ano e 2 meses, o Mais Visão já realizou mais de 233 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e acompanhamento pós-cirúrgico.
O programa descentralizou os atendimentos e, além de Macapá, já levou ações de saúde ao município de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene, Oiapoque, aldeias Cumenê, Manga, Cumarumã e, recentemente, ao Arquipélago do Bailique.
O atendimento pode ser feito via WhatsApp. A orientação do serviço de oftalmologia é que toda a documentação necessária seja enviada e o usuário aguarde a vez, pois as mensagens são respondidas por ordem de recebimento.
Os documentos necessários para atendimento são cartão do SUS e documento de identificação oficial com foto. Os pacientes com idade superior a 55 anos têm atendimento prioritário e os com idade inferior a 55 anos precisam de encaminhamento médico.