Em virtude da queda no estoque, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) convoca os doadores voluntários, especialmente os com tipagem sanguínea O+ e O-, para ajudarem no reforço ao banco de sangue do hemocentro, uma vez que, durante o fim de ano, a unidade apresenta baixa frequência de doações.
Desde o início do mês de dezembro, o hemocentro está com uma média diária de 32 doadores. Em meses anteriores, o quantitativo era de 52 doadores por dia no hemoap, o que ainda está longe do ideal para suprir as demandas dos hospitais. O ideal é de 87 pessoas aptas de acordo com os critérios de doação de sangue.
A chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS), Elmira Melo, reforça a importância de realizar doação de sangue durante o período das festas de fim de ano.
“Durante este mês de dezembro estamos enfrentando queda no quantitativo de doações, o que afeta diretamente o estoque de sangue. Precisamos de ajuda para garantir a assistência diante de eventuais emergências. O Hemoap está de portas abertas para receber quem quiser e puder doar”, disse.
O Hemoap é a unidade responsável por abastecer todas as unidades hospitalares públicas e particulares do Amapá.
Critérios para realizar doação de sangue:
Para sangue, é necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias.
É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação. Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Acesso ao serviço:
O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30.
As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp (96) 98811-0200.