Unidade Mista de Ferreira Gomes recebe aparelhos de raio-x, ultrassonografia e berço aquecido
A Unidade Mista de Saúde (UMS) de Ferreira Gomes recebeu novos aparelhos de raio-x, ultrassonografia e berço aquecido, nesta quinta-feira, 9. São equipamentos que irão reforçar a assistência à população da cidade e de municípios do entorno, como Porto Grande. Trata-se do resultado de uma articulação entre o Governo do Amapá e a Ferreira Gomes Energia, como fruto de compensação pela exploração hidrelétrica que a empresa faz na região.
A doação está orçada em mais de R$380 mil. Todos os aparelhos apresentam tecnologia líder de mercado, como os de raio-x e a ultrassonografia, que proporcionam imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos.
Foram realizadas adaptações na rede elétrica para receber o raio-x e a Central de Revelação (CR), o equipamento responsável por digitalizar as imagens feitas pelo aparelho.
Já o berço aquecido é um dispositivo que ajuda a manter a temperatura do corpo do bebê e auxiliará o setor obstétrico em situações de complicações ou parto prematuro, com maior suporte aos recém-nascidos em casos de urgência e emergência.
A diretora da UMS, Rosilene Alfaia, ressaltou que a chegada dos equipamentos dará maior comodidade aos pacientes que precisam de exames de imagem.
“Poderemos evitar transferências desnecessárias, além de oferecer um atendimento mais seguro e completo. Nos casos em que ainda houver necessidade de transferência, o paciente já chegará na capital com esses exames em mãos”, disse.
O secretário de Saúde, Juan Mendes, explicou que a entrega faz parte do constante fortalecimento de parcerias entre instituições privadas e o Sistema Único de Saúde (SUS).
“É um benefício social para a população de Ferreira Gomes e dos municípios próximos por meio do fortalecimento da assistência em saúde, em que temos equipamentos modernos que serão usados na assistência direta aos moradores”, afirmou.
Com 12 leitos clínicos, 4 obstétricos e 2 de estabilização, a UMS de Ferreira Gomes oferta atendimentos de urgência e emergência 24 horas para a população do município. Em média são realizados 400 atendimentos mensais.