A Prefeitura de Santana, recebe nesta quarta-feira, 30, o robô Glória, inteligência artificial que busca reduzir e combater a opressão e violência física, psicológica e sexual contra mulheres. Na oportunidade, será celebrado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Instituto Glória.
A inteligência artificial é uma idealização da Professora Dra. Cristina Castro Lucas, da Universidade de Brasília (UNB), para acolher e educar mulheres de diversas idades e classes sociais.
O sistema operacional da Glória busca, através de diversos projetos, coletar dados e aprende o melhor caminho para o combate à violência de gênero, através de histórias contadas. A plataforma é segura e de fácil acesso para mulheres em situação de vulnerabilidade e repressão, e está ligada a Organização da Sociedade Civil Glória, Associação em Defesa de Mulheres e Meninas, trazendo como objetivo, promoção a pesquisa e o teleatendimento em saúde de pessoas acomodadas em instituições e unidades de acolhimento, em regime de internação, como asilos, orfanatos, casas de acolhida de mulheres em situação de violência.
A apresentação do robô será um dos destaques da 1.ª Feira Empreender Mulher de Santana, que acontece nos dias 30 e 31 de março, na quadra da escola estadual Augusto Antunes.