Clécio decreta situação de emergência em Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba após fortes chuvas

O governador do Amapá, Clécio Luís, esteve neste domingo, 27, nos municípios da Região dos Lagos para acompanhar de perto os estragos causados pelas fortes chuvas. Tartarugalzinho, Calçoene e Pracúuba tiveram situação de emergência decretada pelo Governo do Estado para facilitar a assistência às famílias atingidas.

Equipes da Secretaria de Assistência Social (Seas) e da Defesa Civil Estadual iniciaram o atendimento emergencial, começando por Tartarugalzinho. Estão sendo distribuídos kits de alimentos, kits de higiene, colchões e água potável para as famílias mais afetadas.

O decreto estadual de emergência permite ao Governo do Amapá adotar medidas rápidas, como a compra emergencial de itens de ajuda humanitária e a liberação de recursos estaduais para atender as populações afetadas, sem a necessidade de processos licitatórios convencionais.

Com a homologação federal, garantida pelo ministro Waldez Góes, o estado e os municípios passam a ter acesso a recursos federais para ações de assistência, reconstrução de áreas danificadas e socorro às famílias. Além disso, a situação de emergência facilita a solicitação de envio de cestas básicas, kits de limpeza, água potável e apoio técnico especializado do Governo Federal.

Compartilhar
Rolar para cima