Dignidade Menstrual: Governo entrega 300 kits de absorventes íntimos no Arquipélago do Bailique

Dando continuidade à campanha Dignidade Menstrual, o governo do Estado alcançou mais 300 bolsistas do programa Amapá Jovem com a entrega de kits de absorventes íntimos, na última quarta-feira, 15. A ação aconteceu na Vila Progresso, no Arquipélago do Bailique, com o objetivo de alcançar pessoas em vulnerabilidade que residem nas comunidades de difícil acesso.

A campanha Dignidade Menstrual faz parte de uma grande estratégia de ajuda humanitária do Governo do Amapá no Bailique, com ações de saúde e distribuição de mais 220 mil litros de água potável aos moradores, que enfrentam fenômenos naturais de salinização da água do rio Amazonas e das Terras Caídas.

Distribuição dos kits

A ação, coordenada pela Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv), realizou campanha de arrecadação nos polos do Amapá Jovem de todos os municípios. Ao todo, foram aproximadamente 19 mil pacotes de absorventes doados pelos próprios bolsistas e sociedade em geral.

Cada kit possui 10 pacotes de absorventes, ao todo já foram entregues 850 deles para 12 comunidades rurais e ribeirinhas somente no mês de Dezembro.

A coordenadora da campanha, Estefhane Farias, explicou que com esse quantitativo, uma mulher pode conter o fluxo menstrual por até 2 meses.

“A ideia é desenvolver um olhar sensibilizado sobre a causa, alçando aqueles que além de viver em situação de vulnerabilidade, ainda moram em locais restritos”, reforçou.

Um exemplo dessa realidade é a bolsista Nilciane Tenoro, de 22 anos, que mora na comunidade de Franco, localizada a 3 horas da Vila Progresso. A jovem relatou que muitas vezes precisa improvisar outros meios para conter seu fluxo.

“Às vezes, não temos como ir para a Vila Progresso fazer nossas compras, então tentamos improvisar até conseguir o recurso para comprar nossas coisas. Eu fico muito feliz com esse kit, pois vai me ajudar bastante durante esse período”, relatou a jovem

Atualmente o Programa Amapá Jovem atende 600 beneficiários apenas em Bailique, e sempre desenvolve ações que destacam o protagonismo juvenil além de campanhas de conscientização como por exemplo a pobreza menstrual.

Dignidade menstrual

O projeto foi idealizado pela deputada Marília Góes e oficializado em julho deste ano pela Sejuv. Durante este período, a pasta capacitou  monitores e bolsistas sobre o tema e arrecadou os absorventes íntimos nos polos e em pontos comerciais. Atualmente, a entrega é feita nas comunidades rurais e ribeirinhas.

Compartilhar
Rolar para cima