Prefeito de Macapá cumpriu parcialmente três promessas. Levantamento exclusivo do g1 mostra, ainda, que 34 delas não foram cumpridas.
Por G1 AP
Um ano o após iniciar o primeiro mandato à frente da prefeitura de Macapá, Dr. Furlan (Cidadania) cumpriu totalmente seis das 45 promessas feitas durante a campanha eleitoral, em 2020, o que corresponde a 13,3% do total. Além disso, o prefeito da capital cumpriu parcialmente 11 promessas, o equivalente a 6,6%.
Faltando ainda três anos para o fim do mandato, Dr. Furlan ainda não cumpriu 34 promessas, o que representa 75% de todo o prometido.
É o que aponta o levantamento exclusivo do g1, que monitora o que pode ser cobrado e medido do que foi prometido pelo então candidato à prefeito, tanto no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação do político. Entenda a metodologia do levantamento.
Ao visitar a página especial, é possível verificar todas as 45 promessas de Furlan e conferir o status de cada uma delas em janeiro de 2021, quando iniciou a gestão, e em janeiro de 2022, um ano após o início do mandato.
O g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos.
Quais são os critérios para medir as promessas?
- Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
- Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
- Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências
Também é possível visualizar a explicação sobre cada uma das atualizações, com base nas respostas das secretarias municipais e no que foi apurado pela equipe de reportagem do portal.
Balanço anual
Ao longo de 2021, a prefeitura fez um balanço de metas e obras entregues, em atos feitos durante a gestão e que não constam entre as promessas feitas durante a campanha:
- entrega da Praça Pet, na Zona Sul;
- início das cirurgias do Castramóvel;
- inauguração da primeira quadra de tênis do município e de seis novas arenas esportivas;
- pagamento do piso salarial para professores, pedagogos, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde;
- enfrentamento à pandemia com implantação de sala vermelha e de estabilização no Centro Covid Santa Inês;
- pagamento do Abono-Fundeb aos profissionais da educação.
Foto: Fabiana Figueiredo/g1