Nesta quinta-feira (21), os senador Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, o ministro Waldez Góes e o governador Clécio Luís, juntos com deputados federais e estaduais do Amapá, reuniram-se com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em uma tentativa de encontrar soluções para o iminente reajuste de quase 45% na conta de luz dos amapaenses. O senador expressou sua preocupação com o possível aumento e mencionou que o governo federal está considerando a edição de uma medida provisória ou o envio de um projeto de lei ao Congresso, ainda em outubro, para reestruturar os valores da tarifa e evitar um aumento abusivo.
Alcolumbre enfatizou a injustiça de estados produtores de energia, principalmente no Norte e Nordeste do Brasil, serem penalizados com reajustes significativos como proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele também mencionou a possibilidade de usar um saldo de R$ 30 milhões destinado ao Amapá por meio de uma MP anterior para mitigar o impacto do aumento.
O governador Clécio Luís chamou o aumento de 45% de “inconcebível e impagável” e destacou a urgência em encontrar uma solução estruturante para os custos da energia elétrica no estado. O ministro Waldez Góes elogiou a união do Amapá na luta contra o aumento e mencionou a proposta de uma MP que está sendo desenvolvida para resolver a questão.
Também estiveram presente na reunião os deputados estaduais Rodolfo Vale, Rayfran Beirão, delegado Inácio, Lorran Barreto, Roberto Góes; os deputados federais Dorinaldo Malafaia, Josenildo Abrantes, Silva Nobre, Professora Goreth, Acácio Favacho; o presidente da Associação dos Municípios do Amapá, prefeito Carlos Sampaio e a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Alliny Serrão.