Desde o encontro com o presidente Lula em novembro, o governador Clécio Luís busca garantir a participação efetiva do Amapá na COP 30, programada para acontecer em 2025, na cidade de Belém. Durante a COP 28, em Dubai, Clécio voltou a reforçar que o Amapá deve desempenhar um papel protagonista na COP da Amazônia, tanto por ser o estado mais preservado do país quanto por liderar os índices de carbono negativo na região.
“Propusemos que o Amapá receba eventos preparatórios e que também sedie encontros, para transformar Macapá, por exemplo, numa cidade dormitório, porque muitos virão de fora com seus aviões e poderão pousar em Macapá para participar das reuniões. Para isso, vamos precisar de investimento. Já apresentamos ao presidente um catálogo de propostas”, disse Clécio.
O governador quer ainda que a COP da Amazônia deixe um legado de investimentos e desenvolvimento no Amapá. “Estamos aqui construindo esses caminhos para que, daqui a dois anos, possamos colher esses frutos e realmente realizar uma discussão, além de mostrar a exuberância da Amazônia e de toda a nossa natureza viva, mas também de falar dos nossos problemas”, pontuou Clécio.