Rodolfo Vale apresenta PL que coloca línguas indígenas como cooficiais no Amapá

O deputado estadual Rodolfo Vale apresentou na Assembleia Legislativa um conjunto de projetos de lei em benefício dos povos indígenas do Amapá, ele busca não apenas reconhecer, mas também valorizar a riqueza cultural dessas comunidades. Uma das principais propostas é a cooficialização das línguas indígenas, ao lado do português, uma medida que não só resguarda a diversidade linguística, mas também promove a inclusão e o respeito.

As línguas citadas no PL de Roldolfo são Galibi-Marworno, Galibi Kali’na, Karipuna, Palikur (língua Parikwaki), Wajãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Wayana e Aparai. O amapá possui nove etnias indígenas e cada uma com sua língua própria.

Além disso, Vale propõe a instituição do Mês da Resistência Indígena e a Semana de Arte Indígena, datas que celebram a história e a contribuição desses povos à sociedade amapaense.

“Além de facilitar o acesso a serviços públicos e a inserção dos indígenas na nossa sociedade, através da língua, é também uma forma de manter vivas e fortes a cultura, a tradição e a identidade indígena no nosso país”, argumentou o deputado.

Compartilhar
Rolar para cima