Diogo Sênior reúne com representantes da Fibromiálgicos do Amapá

O deputado Estadual, Diogo Sênior (PMB/AP) reuniu na manhã desta terça-feira, 16, com as representantes do Grupo de Portadores da Síndrome de Fibromialgia no Estado do Amapá, Fibromiálgicos do Amapá, presidente Maíra Uchôa, vice- presidente Roseclei Silva. A fibromialgia atinge 3% da população brasileira, a maioria mulheres na faixa etária de 30 a 55 anos. A razão para essa incidência não é clara, já que não parece haver relação com hormônios.

De acordo com o parlamentar, há mais dois anos ele está envolvido na busca pela conscientização da sociedade sobre o tema e que o encontro faz parte das atividades da campanha Fevereiro Roxo, mês da conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. “O nosso trabalho iniciou, quando fui procurado pela Maíra, juntamente com uma frente de mulheres portadoras dessa enfermidade, em seguida convocamos uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, onde conseguimos dar mais visibilidade para a causa dos portadores da doença e outras pessoas passaram a descobrir que tinham essa enfermidade, por conta das dores muito fortes que elas sentem. Até o momento, conseguimos alcançar alguns resultados positivos, como encorajar outras pessoas a procurar auxílio de um médico, dialogar de maneira mais próxima com o Poder Público, além de apresentamos Projetos de Leis em benefício dessas pessoas”, enfatizou.

A presidente do Grupo, Maíra Uchôa ressaltou a importância do engajamento do parlamentar por esta causa. “É de grande importância para nós do grupo, como representantes para que possamos fortalecer os nossos laços dentro do que estamos objetivando, que é trazer amparo aos fibromiálgicos perante a sociedade. Que o Estado posso ampliar esse enfrentamento e conscientizar a população sobre a Fibromialgia, esse é o nosso objetivo junto com o deputado Diogo, que é uma pessoa sensível e vem nos acompanhado desde o início, abraçou essa causa, tem trazido para nós uma grande esperança de num futuro próximo teremos importantes conquistas sobre a nossa luta”

 

Audiência pública

Em maio de 2019, por iniciativa do parlamentar aconteceu uma audiência Pública no Plenário da Assembleia Legislativa do Amapá, de onde resultaram três Projetos de Leis Ordinárias, nº 0208/2020, o qual obriga os estabelecimentos públicos e privados do Estado do Amapá inserir placas educativas sobre a síndrome de Fibromialgia nas placas de atendimento prioritários em supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral. PLO 0109/2020, que institui no calendário oficial do Estado do Amapá, a Semana Estadual de Conscientização sobre a Fibromialgia e o PLO 0110/2020 que garante horário especial aos servidores portadores de Fibromialgia. 

Compartilhar
Rolar para cima