Para ampliar a análise de diagnóstico da covid-19, o governador do Amapá, Waldez Góes, assinou nesta segunda-feira, 1º, um termo de cooperação com o Instituto Pauster, da França, para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na região transfronteiriça Amapá e Guiana Francesa.
Com a parceria serão realizados exames para diagnóstico de covid-19 nas amostras de Oiapoque usando o método RT-PCR e, ainda, vigilância genômica para monitorar e identificar as variantes do novo coronavírus na fronteira franco-brasileira, capacitações técnico-científicas de profissionais, além de manter um fluxo de informações de interesse mútuo em saúde pública.
“É uma parceria para atuarmos em conjunto na fronteira no enfrentamento à pandemia e mantermos a troca de informações na identificação de variantes do coronavírus”, afirmou o governador.
Esta não é a primeira vez que Amapá e Guiana firmam parceria para enfrentamento da pandemia. Em junho do ano passado, um termo para análises de amostras coletadas em Oiapoque também foi firmado.