Convenções partidárias iniciam na sexta-feira (20)

Iniciam na sexta-feira (20), o prazo para as convenções partidárias e a confirmação de pré-candidaturas para as eleições gerais de 2018. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), o prazo termina dia 5 de agosto. Nos bastidores, a expectativa é de alianças novas e outras já bem conhecidas.

As convenções servem para que líderes partidários definam suas alianças e candidaturas. Assim como, cobrar promessas de apoiadores. É um dos momentos mais decisivos antes das eleições já que também define os candidatos para o processo eleitoral.

No Amapá, a expectativa é grande, especialmente das pré-candidaturas ao senado e governo. Os partidos e coligações terão até 15 de agosto para apresentarem junto à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidaturas. Após isso, de 16 de agosto até 17 de setembro a Justiça Eleitoral terá prazo para julgar todos os pedidos de registro de candidatos que vão concorrer ao pleito.

E a partir de 16 agosto começa a valer o período para realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet (desde que não paga), entre outras formas. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início em 31 de agosto (37 dias antes das eleições) e término no dia 4 de outubro. O período foi reduzido de 45 para 35 dias.

Compartilhar