Davi comemora, mas pesquisa mostra triplo empate técnico.

Pesquisa do Instituto Guimarães divulgada neste domingo, 30, mostra que Davi Alcolumbre tem 27,2%, João Capiberibe 26,1% e Waldez 24,7% das intenções de voto. Alcolumbre comemorou a liderança, mas levando em consideração a margem de erro de 3,5%, os três estão tecnicamente empatados.

A margem de erro serve para dizer que o resultado é aproximado e não exato. Por isso ela permite que os percentuais possam ser manipulados para cima ou para baixo. Assim, Davi pode ter 30,2% ou 24,2% e, tendo esse segundo percentual, está tecnicamente empatado com Capi e Waldez, porque a diferença entre eles não é maior que 3,5%.

Mesmo se elevando os percentuais para cima, a distância entre os candidatos continua menor que a margem de erro: Davi teria 30,2%, Capiberibe 29,1 e Waldez 27,7%. O que temos, portanto, é um triplo empate técnico, resultado bem parecido com a última pesquisa do Ibope.

Ao dizer que Capi e Davi estão no segundo turno, o Jornal do Dia fez uma aposta muito alta. Com uma disputa acirrada como esta e há uma semana da eleição, nenhum dos três está garantido.

 

Capi, Waldez e Davi estão juntos e misturados.

 

 

Compartilhar